Inscrições abertas: formação artística em burlesco e drag king

O projeto cultural “Notívagas”, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, promoverá nos próximos dias uma formação artística gratuita nas linguagens burlesca e drag king.

O objetivo desta imersão cabareteira é desvendar os incômodos da posição subalterna de outra perspectiva e experimentar os limites do humor, por meio de corporalidades cênicas, trabalho de voz, produção, ensino de técnicas para maquiagem, criação de adereços e figurinos, etc.

“Nosso projeto visa dar plataforma para as mulheres maringaenses criarem e aperfeiçoarem novas personas, números, atos artísticos. Em um mundo saturado de narrativas do ponto de vista masculino, nossa posição é a de disseminar conhecimento, espaço e oportunidades para que mulheres tomem total controle de suas narrativas”, explica Giovana Lago, performer de cabaré e coordenadora do projeto.

projeto notivagas - formacao artistica em busleco e drag king

A arte de divulgação da imersão “Notívagas” foi criada pela artista Anita Ferreira. O projeto “Notívagas – Imersão cabareteira nas linguagens burlesca e drag king” foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, Lei Municipal 9160/2012, iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da SEMUC.  

Oficinas

As atividades formativas acontecerão ao longo de cinco dias, com carga horária total de 20 horas. Serão duas oficinas diferentes, com 10 vagas para cada, totalmente gratuitas.

A oficina de Burlesco será ministrada por Giorgia Conceição/Miss G, artista e pesquisadora Burlesca, criadora e diretora do festival “Yes Nós Temos Burlesco!”, que acontece no Rio de Janeiro (RJ). A oficina de Drag King será ministrada por Rubia Romani/Rubão, atriz formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e bailarina, que atualmente dedica-se aos estudos da sexualidade e atua na intersecção de linguagens artísticas.

“Além da imersão técnica nas linguagens do burlesco e drag king, com conteúdos como criação de maquiagem, figurino e técnicas de dança e expressão corporal, propomos também uma vivência com a estrutura e espírito cabareteiros.  Isso inclui um cabaré final (que será realizado no dia 7 de junho, às 20 horas, no Teatro Reviver) com apresentação de números das formandas cabareteiras e o foco no potencial subversivo destas linguagens artísticas. Acreditamos no cabaré como espaço político, de deboche, sátira e zombaria”, destaca Giovana.

Inscrições

As atividades de imersão são exclusivas para mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Para se inscrever também é necessário ter 18 anos (completos). As/os interessadas/os precisam ter disponibilidade para participar de todas as atividades da imersão, que vão durar cinco dias.

As inscrições ficam abertas até o dia 20 de maio e podem ser feitas pelo e-mail notivagas@gmail.com, solicitando o link do formulário de inscrição. O resultado com as/os selecionadas/os será divulgado na mesma semana, no dia 24.

Imersão em burlesco com Miss G
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/2vUDHlX
Datas: 1, 2, 3 e 4 de junho
Horário: 8h às 11h30
Local: Teatro Reviver

Data: 5 de junho
Das 13h30 às 17h
Local: Teatro Barracão

Imersão em drag king com Rubão
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/2V9PQ0f
Data: 1, 2, 3 e 4 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Reviver

Data: 5 de junho
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Barracão

 

A assessoria de imprensa é feita pela Cobogó Comunicação.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s