6 livros sobre arte e tecnologia para download gratuito

As manifestações de arte e tecnologia são plurais na nomeação. Há uma pluralidade de definições apresentadas nas pesquisas ou pelos próprios artistas, que se desdobram em arte digital, arte eletrônica, artemídia, arte virtual, arte multimeios, arte computacional, arte e novas mídias, arte das telecomunicações, arte em rede, arte híbrida, ciberarte, arte informática, arte numérica, net arte, web-arte e software arte.

A quantidade de métodos e mídias que podem ser incorporados ao processo criativo também é vasta. Elas possibilitam a criação e a experimentação com meios e técnicas da robótica, informática, computação,  telecomunicações, a eletrônica, biotecnologia, os sistemas digitais e etc.

Além disso, há o diálogo interdisciplinar proposto no campo da arte e tecnologia, que se dá principalmente com a engenharia, a biotecnologia, a cultura, a ética e a semiótica. Essas características deslocam as leituras possíveis de interatividade,  problematizam as noções de espaço público-privado e tempo-espaço, propõem novas demandas estéticas e curatoriais e promovem discussão constante sobre o que é arte e tecnologia.

arte e tecnologia

1 – “Arte digital: fraturas, preservação proliferativa e dimensão afetiva

Organizado pela pesquisadora e artista multimídia Yara Guasque, “Arte digital: fraturas, preservação proliferativa e dimensão afetiva” (Gráfica UFG, 2014, 208 páginas) reúne quatro trabalhos de pesquisadores e produtores da área de arte: Joasia Krysa, Jon Ippolito, Cicero Inacio da Silva e Enrique Rivera. A publicação é bilíngue e integra a coleção Fast Forward.

O download do e-book pode ser feito na página MediaLab – UFG.

2 – Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva

Publicado pela Lab Piloto (2014, 324 páginas), o livro apresenta inúmeras entrevistas com artistas, pesquisadores, curadores e produtores de arte digital. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Débora Aita Gasparetto, que também é autora do livro “O ‘curto-circuito’ da arte digital no Brasil” (Ed. do Autor, 2014, 312 páginas), no qual dá continuidade as reflexões que permearam sua dissertação de mestrado, apresentando e problematizando questões relacionadas as produções artísticas digitais, indicando especificidades de produção para a área.

Para baixar os livros gratuitamente, visite o site. Além disso, há um levantamento do circuito brasileiro e internacional de Arte Digital. Os interessados também podem acompanhar o trabalho pela fanpage.

arte e tecnologia

3 – Dança na Cultura Digital

“Dança na Cultura Digital” (EDUFBA, 2006, 204 páginas) é uma publicação da pesquisadora artística e acadêmica Ivani Santana sobre a relação da dança com as tecnologias imagéticas. Ivani coordenadona do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual e diretora da plataforma MAPA D2 (UFBA).

Fragmento: “Perceber a tecnologia inovadora e perturbadora não como máquina, mas por um novo significado, por uma outra forma de ver, compreender e agir no mundo, possibilitará abordar a emergência de fenômenos (como a dança com mediação tecnológica) enquanto um traço evolutivo, um produto ainda não definido e nem acabado.

– Ivani Santana, 2006, p. 174.

Faça o download do livro clicando aqui.

capas-arte-tec-2

4 – arte_corpo_tecnologia

Organizado por Monica Tavares, Juliana Henno, Helena Damélio, Alessandra Bochio e Aline Antunes, “arte_corpo_tecnologia” (ECA/USP, 2014, 284 páginas) é um livro que reúne onze artigos sobre a relação do corpo no ciberespaço, no ambiente da ciência e da tecnologia e também como agente de mediação, nos quais a tecnologia é entendida como uma aliada do “projeto de sensibilização” e de abstração do universo visual.

Lucia Santaella, Lucia Leão, Ivani Santana, Cleomar Rocha e outros participam da publicação. Veja na íntegra neste link.

5 – Poéticas interativas

O primeiro volume da coleção Fast Forward, “Poéticas interativas: estudos de interfaces computacionais” (FUNAPE, 2013, 196 páginas) é um livro bilíngue, composto por seis ensaios sobre inovação e mídias interativas.

Omaterial foi organizado por Cleomar Rocha, coordenador do MediaLab – UFG. Clique aqui para fazer o download gratuito.

6 – Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia

Publicado no final de 2016, o livro Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia (Editora PPG-ARTE/UnB, 277 páginas), organizado pelos pesquisadores Suzete Venturelli (UnB) e Cleomar Rocha (UFG), reúne os artigos apresentados 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: arte, ação e participação (#15.ART), que ocorreu em Brasília. Há textos de Ivani Santana, Priscila Arantes, Lucia Santaella, entre outras e outros.

Download gratuito do livro está disponível neste link.

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s