CINUEM promove mostra “Novas Vozes do Cinema Latino-americano”

*Com informações do Grupo de Estudos de Cinema | CMM – UEM.

O CINUEM, projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que exibe filmes semanalmente encerra a programação do primeiro semestre de 2017 com a mostra “Novas Vozes do Cinema Latino-americano.

As produções exibidas serão da produções da Colômbia, Argentina e México e foram escolhidas com o objetivo de ampliar o repertório cinematográfico sobre o cinema latino-americano. Os quatro filmes tematizam questões importantes como a vida como a vida e os costumes dos povos indígenas, a sexualidade, a religiosidade, a violência contra a mulher, entre outra.

Todas as sessões acontecem nas quartas-feiras, no auditório do Centro de Ciências Humanas (bloco H-35) da Universidade Estadual de Maringá, com início às 19 horas.  A entrada é gratuita e está sujeita à lotação da sala.

No final das exibições os integrantes do Grupo de Estudos de Cinema CMM/UEM e  convidados promovem uma discussão sobre o filme.

12/07 – O abraço da serpente (Ciro Guerra, Colômbia, 2015, 2h04min)

El Abrazo de la Serpiente conta a história épica do primeiro contato entre Karamakate, um xamã amazônico – e último sobrevivente da sua tribo – e dois cientistas que viajaram para a Amazônia em busca de uma planta sagrada. Inspirado nos diários dos primeiros exploradores da Amazônia colombiana, Theodor Koch-Grunberg e Richard Evan Schultes. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Classificação indicativa: 16 anos.

19/07 – A menina santa (Lucrecia Martel, Argentina, 2004, 100 minutos)

Amália, jovem católica entrando na puberdade, encontra-se dividida entre o desejo sexual e sua devoção religiosa. Ao ter um encontro nada convencional com um médico de passagem pela sua cidade, assume para si a missão de salvar a alma dele do pecado.

Classificação indicativa: 16 anos.

26/07 – Te prometo anarquia (Julio Hernández Cordón, México/ Alemanha, 2015, 1h26min)

Quando os melhores amigos e amantes Miguel e Johnny entram num esquema perigoso de venda de sangue para uma clínica clandestina, seu futuro juntos passa a ser incerto. Filme indicado ao Leopardo de Ouro de melhor filme no festival internacional de Locarno.

Classificação indicativa: 16 anos.

02/08 – Paulina (Santiago Mitre, Argentina / Brasil / França, 2015, 103 minutos)

Paulina abandona sua bem-sucedida carreira de advogada em Buenos Aires para se dedicar ao ativismo social em sua terra natal, na fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil. Após duas semanas trabalhando em um bairro marcado pela marginalização, ela é atacada por uma gangue. Apesar da brutalidade do ataque, Paulina não vai embora: decide manter-se ainda mais firme em suas convicções e sobreviver, a qualquer preço.

Filme vencedor da Semana da Crítica no Festival de Cannes.
Classificação indicativa: 16 anos.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s